sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atividade: Introdução ao Ensino da História

História - Luciana Fonseca

Disciplina: História
Tema: Reconstrução do Passado
Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Tempo: 02 aulas
Material: Texto sobre a reconstrução do Passado – Quem Matou Anabela?
Resumo: Nesse tipo de atividade, o aluno é estimulado a usar tanto as informações de que dispõe quanto sua imaginação. O trabalho consiste em escrever um relato sobre um acontecimento a partir de algumas informações dadas. Pode ser uma espécie de crônica, texto jornalístico ou relato historiográfico. O exercício exige do aluno conhecimentos de fatos, lugares, costumes, indumetária, meios de transporte, construções, cidades, etc. Aí reside a importância desse tipo de trabalho. Ele pode levar o aluno a pesquisar e ler um volume razoável de textos e documentos para fundamentar seu relato.
Observação: Este modelo de atividade está baseado em um texto adaptado de um programa da TV Futura, já experimentado com grande sucesso em sala de aula.

Quem matou Anabela?

No dia 8 de agosto de 2000, os primeiros transeuntes que cruzaram a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, viram um vulto deitado perto dos chafarizes. Algumas pessoas julgaram ser um bêbado curando a ressaca. Mas alguém se aproximou e viu que se tratava de uma moça, imóvel. Outras pessoas foram chegando, tentaram acordá-la e verificaram horrorizadas, que ela estava morta.
A polícia, a perícia e os técnicos levantaram os seguintes dados sobre a moça morta: seu nome era Anabela Garcia Morales, tinha 23 anos, morava em Betim, a pouco mais de 30 km de Belo Horizonte numa pensão no antigo bairro dos judeus, não tinha família e trabalhava numa doceria. Alguns detalhes chamaram a atenção da polícia: a moça estava bem vestida, mas suas roupas estavam pelo avesso; usava uma peruca loura (seus cabelos eram escuros); seus sapatos estavam trocados e havia marcas de agulha em seus braços e pernas. Dentro de sua bolsa havia uma passagem de ônibus Betim-Belo Horizonte, das 9 h do dia 6 de agosto de 2000, um prospecto sobre os cuidados para evitar hipoglicemia, uma agenda onde estavam marcadas consultas em um médico, para o dia 07 de agosto pela manhã e em uma especialista em horóscopo à tarde. Havia ainda recibos de um restaurante, de uma farmácia e a passagem de volta para Betim. Os exames feitos pelos médicos-legistas no corpo demonstraram que a moça era diabética, estava grávida de três meses e a causa da morte fora um ferimento na base da nuca. Esse ferimento poderia ter sido causado por uma queda ou por uma agressão. Em sua mão direita foram encontrados fragmentos de um bilhete ou carta. Esses fragmentos diziam: “... continuar assim... esposa descobriu... mais a Barcelona... enquanto durou... esqueça...”

1. Ler o texto com atenção, assinalando as palavras desconhecidas e procurar o significado para melhor entendimento.
2. Localizar no mapa de Minas Gerais as cidades citadas.
3. Com base nos dados apresentados, os alunos deverão:
a). Reconstituir os dois últimos dias de vida de Anabela;
b). Estabelecer hipóteses sobre sua morte, justificando essas hipóteses.

Observação: O professor pode dividir a sala em equipes. Cada equipe apresenta seu relato. Nesse trabalho, há uma grande expectativa dos alunos, com cada grupo torcendo para chegar ao resultado “verdadeiro”. No fim, o professor deve, cuidadosamente, explicar que: não há uma resposta; o trabalho que os alunos fizeram é semelhante ao trabalho do historiador, isto é, reconstruir e estabelecer hipóteses mediante os dados de que dispõe; o valor das análises está no uso racional dos dados e nas hipóteses bem fundamentadas.

Atividades

Olá Pessoal,
Em nosso primeiro encontro, fevereiro de 2010, planejamos o primeiro trimestre e proposmos algumas atividades a serem desenvolvidas pelos professores de História em toda a Rede.
Levei duas sugestões para o trabalho com o tema Introdução aos Estudos de História que estarei postando em nosso blog.
O espaço está aberto para que vocês possam contribuir com suas atividades.
Abraços,
Luciana