domingo, 27 de junho de 2010

Projeto de ensino: “Arte & Educação” - Novas concepções e práticas de avaliação

TEATRO DE FANTOCHE - "OS POVOS DO BRASIL"
Alunos do 7º Ano A; B e C da Escola Municipal Dona Vidinha Pires

No espaço da sala de aula professores e alunos deverão apropriar-se da prática social; da realidade vivenciada pelos mesmos; buscando assim, conteúdos como instrumentos culturais para a apropriação do saber. Nesta perspectiva, a professora de história da Rede Municipal de Educação, Patrícia Giselia, desenvolve há quatro meses o projeto de ensino “Arte & Educação”.










proposta é aliar o processo de ensino-aprendizagem à prática artístico-cultural. A avaliação é concebida na ação que implica o diagnóstico; o acompanhamento; a busca de superação das dificuldades e não apenas provas e testes para medir o desempenho final dos alunos.
Para a professora, o desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição a um ensino que visa apenas à memorização, implica várias mudanças nas concepções e práticas de ensino da História. Por sua vez, a produção e a realização de uma PEÇA TEATRAL, fornecerá em suas etapas, que os educandos desenvolvam a capacidades de ler, interpretar as fontes e produzir a sua própria interpretação oral.











As exposições acerca do conteúdo só serão reveladas durante a criação dos personagens, quando o aluno estiver situado no tempo e no espaço do “acontecimento histórico” em questão. Cada peça será produzida, ensaiada e apresentada em épocas diferentes de acordo com a dinâmica do planejamento dos conteúdos.

As novas concepções de práticas de avaliação requerem dos professores um trabalho cuidadoso, sistemático às diferenças de ritmo de aprendizagem dos seus alunos. Essa nova proposta de avaliação apresenta-se para professores e alunos, como um instrumento de aprendizagem, de investigação e de formação contínua.

Em consonância com os conteúdos de cada série propõe-se um conjunto de questões e não apenas verificações de como as coisas acorreram os fatos, e sim, porque ocorreram de tal forma.

No período de ensaios são feitos os primeiros diagnósticos. É a etapa que permite ao professor a adaptação e adequação das tarefas de acordo com o estágio do processo ensino-aprendizagem.















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