sábado, 10 de julho de 2010

AÇÕES PEDAGÓGICAS

Gincana: Revoltas Coloniais

O processo de ensino-aprendizagem se procede por uma estrutura e um funcionamento sistêmico onde o professor deve levar em consideração as influências interrelacionadas ao contexto socio-político-econômicas da escola e dos alunos e o conteúdo que será ministrado.
Dessa forma é possível que construa uma política cultural, onde o professor orientará ao aluno a assumir um papel de sujeito na organização desse processo, que envolve também as ações coletivas (toda a comunidade escolar) em prol do desenvolvimento intelectual e físico do estudante.
A professora de História PATRÍCIA GISELIA vem desenvolvendo em três escolas da REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Montes Claros um projeto de ação pedagógica que visão o desenvolvimento integral dos estudantes e propõe trabalhar as habilidades e competências de forma multidisciplinar articulando fatos, conceitos e princípios da disciplina de História.

Entre os dias 01 e 02 de julho DE 2010, na ESCOLA MUNICIPAL DONA VIDINHA PIRES, os alunos do 7º Ano A; B e C realizaram as ultimas tarefas dentro das atividades da “Gincana Revoltas Coloniais”.


Em sala de aula – no horário da disciplina de História – seguiu-se o cronograma a seguir como processo de ensino-aprendizagem e avaliação:

17/06/10 (quinta-feira) – Apresentação do regulamento e divisão de cada turma em duas equipes
18/06/10 (sexta-feira) - Distribuição da 1ª tarefa (construção de uma maquete, utilizando materiais recicláveis para figurar um engenho e uma Mina de Ouro)

24/06/10(quinta-feira) – Distribuição da 2ª tarefa e coleta dos brindes (Tarefa: um membro da equipe para falar sobre a Revolta de Beckman e outro para falar da Revolta de Felipe dos santos)
25/06/10 (sexta-feira) – Apresentação da 1ª tarefa e processo eleitoral para a eleição das maquetes mais interessantes.
28/06/10 (segunda-feira) – Distribuição da 3ª tarefa (alguém do sexo feminino, da comunidade escolar, para falar Guerra dos emboabas )
01/07/10 (quinta-feira) – Distribuição da 4º tarefa um homem, da comunidade escolar, para falar sobre a Guerra dos Mascates
02/07/10 (sexta-feira) – Realização da Gincana “As Revoltas Coloniais” (Aula dialogada sobre as Revoltas Coloniais; resultado das equipes vencedoras e premiações).
Dispõe sobre o regulamento desta gincana:
1. Cada turma DE 7º ANO será dividida em duas equipes: equipe Guerra dos Emboabas (será responsável pela capitação de recursos – coletar brindes na comunidade para o bingo e organizará a exposição das maquetes) e equipe Guerra dos Mascates (será responsável pela capitação de recursos – coletar brindes na comunidade para a premiação geral será responsável pela votação das maquetes e da melhor apresentação).
Os alunos serão avaliados pelo trabalho em equipe e individualmente (verificação de aprendizagem)

2. Os brindes serão de pequeno valor, pois a maior premiação será o PRÊMIO DE 15 PONTOS para a equipe vencedora. A equipe que ocupar o segundo lugar será avaliada individualmente de acordo com desempenho nas tarefas; dedicação; trabalho em equipe e cumprimento das atividades (ensino-aprendizagem).

3. Cada tarefa terá uma pontuação. No caso da NÃO realização de tarefa poderá perder de 01 a 02 pontos dentro do processo avaliativo e não receberá a pontuação da tarefa.
4. Para melhor COMPREENÇÃO DAS TAREFAS as equipes deverão usar além das fontes: caderno; vídeo sobre o período colonial; livro de história, internet e dicionário da língua português.

5. Será a VENCEDORA a equipe que tiver o maior numero de pontos Relação de valores:

* A COLETA DE BRINDES: cada brinde compreenderá a 0,5 (MEIO) pontos (pontos da gincana).
1ª tarefa – 05 pontos (gincana) e 02 créditos (processo de avaliação)
2ª tarefa – 10 pontos (gincana) e 03 créditos (processo de avaliação)
3ª tarefa – 10 pontos (gincana) e 02 créditos (processo de avaliação)
4ª tarefa – 10 pontos (gincana) e 03 créditos (processo de avaliação)

As tarefas que tiverem processo de eleição: a equipe eleita receberá o total dos pontos referente a pontuação e todos os alunos (da equipe vencedora ou não) receberão os créditos de participação.
O valor total desse processo de avaliação é referente a 15 créditos.

14 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, pessoas assim fazem a diferença dentro da sociedade.

    Abraço

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  2. oxé océis tão de parabiem mesmo!
    continui assim!

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  3. PARABÉNS Alunos do vidinha, DO 6º ANO A
    VOCÊS MERECEM,
    VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA!!!!!!!!!!!

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  4. PROFESSORA Giselia, vc está de parabéns,
    não pelo seu aniversário, mas sim por esse trabalho que estás realizando na escola VIDINHA PIRES.

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  5. OH!!!
    Ó O 6º ANO A aí!!!!!!!!!!
    DANIEL, SAMARA E AMANDA TÁ AÍ Ó!!!!!!!!
    AMOOOOOOO VOCÊS D+!!!!!!!!!!1
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!

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  6. tá quase bom! contunui assim que melhora. ok !!!?????????????

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  7. tá bom mas prescisa melhorar

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  8. vc istá de parabienes Giseliaaaaaaaaaaaaaa !

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  9. gisele você está de parabêns pelo seu trabalho

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  10. GENT.....
    que d +,
    olha, quem fez esses trabalhos estão
    de parabéns mesmo!!!!!!!!!!!!!!
    ow 6º A, eu quero metade dessas guloseimas em????????
    pode dividir comigo........
    kkkkkkkkkk AMOOOOOO OXÉSSSSSSSSS

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  11. ó geralda aí na fotooooooo,
    ela é gente bouaaaaaaaaaa
    mesmo!!!!!!

    gente continuem assim
    ok?
    esses são os meus votos!

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  12. giselia voce está de parabêns você merece

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  13. o que é isso prexisa meiora né sô!

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  14. gisele não saiu na foto né sapequinha!

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